logo RCN

Depois da lua, Índia lança foguete para estudar o sol

  • Foto: Reuters / Stringer -

Logo depois do sucesso da chegada da Índia à lua, a agência espacial indiana lançou um foguete neste sábado para estudar o sol, em sua primeira missão do tipo

Logo depois do sucesso da chegada da Índia à lua, a agência espacial indiana lançou um foguete neste sábado para estudar o sol, em sua primeira missão do tipo.

O foguete deixou um rastro de fumaça, enquanto os cientistas aplaudiram, segundo uma transmissão ao vivo do site da Organização de Pesquisa Espacial Indiana (IRSO, na sigla em inglês).

A agência espacial da Índia disse na plataforma da rede social X (Twitter), que o satélite agora estava em órbita.

A transmissão foi assistida por mais 860.000 pessoas, enquanto milhares se reuniram em uma galeria perto do local de lançamento para ver a decolagem da sonda, que busca estudar ventos solares que podem causar distúrbios à terra, comumente vistos como auroras.

Batizada com a palavra em hindi para sol, a nave Aditya-L1 decolou praticamente uma semana depois de a Índia superar a Rússia para se tornar o primeiro país a aterrissar no pólo sul da lua. Embora a Rússia tivesse um foguete mais poderoso, o Chandayaan-3 da Índia durou mais do que o Luna-25 para executar uma aterrisagem perfeita.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pressiona para que as missões para que as missões espaciais da Índia tenham papel maior no cenário mundial, dominado por Estado Unidos e China. O ministro de Assuntos Internos, Amit Shah, disse na plataforma X que o lançamento foi um "passo gigante" da visão de Modi.

PF queima 302 balsas de garimpo no Rio Madeira, no Amazonas Anterior

PF queima 302 balsas de garimpo no Rio Madeira, no Amazonas

Joinville realiza a 9ª Conferência Municipal de Cultura Próximo

Joinville realiza a 9ª Conferência Municipal de Cultura

Deixe seu comentário